Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DESLIGAR O COMPUTADOR.



Pierre Lévy, nome da atualidade sobre o assunto Ciberespaço, tido como "profeta" neste assunto numa recente palestra no Rio Grande do Sul, acaba de explicitar mais uma de suas "profecias": a Web semântica.
Mas o que é web semântica? Nada mais que (em palavras simples) uma internet mais inteligente, que levará em conta o contexto dos dados, não apenas os mesmos isoladamente.
Lévy, filósofo que tem se debruçado muito sobre o assunto ciberespaço, trouxe ao mundo uma discussão que não pode ser diminuída: a internet como nova dimensão de vivência. Um novo mundo onde o ser humano vive, e às vezes o único mundo onde o ser humano acaba vivendo!
Fácil de citar como exemplo é o outrora famoso Second Life onde as pessoas podiam ter uma vida virtual imitadora da realidade. Neste mundo virtual todos poderiam manifestar seus mais íntimos anseios por algo que não podem ter na "dura" realidade!
Sem mencionar aqui os aspectos psicológicos que interessantemente se manifesta, a web se desvela aos poucos como um novo “planeta terra” onde temos todos os elementos necessários para uma vida virtual.
Mas esta é contraponto a vida real? Prefiro humildemente, dizer vida virtual complemento da vida real! Esta vida virtual é artificial no conceito e por experiência. A vida real de fato não necessita dela fundamentalmente, mas se a consideramos um meio, ela complemente o real.
Pode substituir o real? Creio que esta resposta se pode dar com muitos exemplos de atitudes, um deles é ter a capacidade de, na hora de ler, desligar o computador.
Pax Christi

Nenhum comentário: