Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Conclave

Sinopse:
No ano de 1458, cinco anos depois da queda de Constantinopla, dezoito homens se encontram em “cum clave” para determinar o futuro do mundo cristão. Um destes homens era um rapaz de 27 anos chamado Rodrigo Borgia um nome que ressonou durante toda a história. “ o Conclave” é um drama historicamente exato, centrado entorno do primeiro conclave de Rodrigo Borgia, o conclave que lançou sua famosa carreira e o único da historia em que um dos cardeais manteve um diário secreto, permitindo um vislumbre na alma escura e perigosa do renascimento do Vaticano.

Interessante ver como este filme apresentou os cardeais que se reuniram em conclave para eleger o sucessor de Pedro. Não ignoro neste século 15 havia no seio da Igreja muito disvirtuamento a respeito da reta conduta daqueles homens que deveriam guiar o rebanho de Cristo. Mas apesar disso, havia certamente homens que sentiam o apelo do Espírito Santo. Ora, como o filme apresenta os eminentíssimos cardeais da a entender que o próprio Espírito Santo havia abandonado a Igreja no momento em que elegeriam o novo Papa! E dizem que O Espírito Santo abandonou a Igreja significa dizer que Deus abandonou a Sua Igreja, descumprimendo a promessa feita de "estar com ela até o fim dos tempos".
De modo que, este filme pode ser interessante pelo romance e drama, mas como transmissor da história pode estar a meu ver equivocado senão de todo tedencioso.

Pax Christi

Nenhum comentário: