Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

COMPÊNDIO DA MORAL CATÓLICA

COMPÊNDIO DA MORAL CATÓLICA
1.PREÂMBULO
I. Conceito de teologia moral: A teologia moral é a exposição científica da atividade humana em relação ao nosso fim sobrenatural, conhecido pela razão e pela fé.
A diferença entre a teologia moral e a filosofia moral consiste em que esta se baseia na razão só e conhece unicamente o fim natural. A teologia dogmática trata das verdades reveladas sob o aspecto especulativo, ascética trata dos meios de chegar à perfeição. A mística tem por objeto as vias mais elevadas do conhecimento de Deus e da união com Deus. A pastoral é a ciência da direção das almas; o Diretório Canônico regula a vida externa da Igreja.
2.
II. Divisão: A teologia moral divide-se em três partes: princípios, mandamentos e sacramentos.
O tratado dos princípios trata das condições e qualidades gerais necessárias para que o ato seja idôneo para nos conduzir ao nosso fim sobrenatural. O tratado dos mandamentos dá as normas que o homem deve observar, para atingir este mesmo fim. O tratado enfim, dos sacramentos considera os meios da salvação instituídos por Deus para nos ajudar a conseguirmos nosso fim sobrenatural.

Nenhum comentário: