Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

COMPÊNDIO DA MORAL CATÓLICA

COMPÊNDIO DA MORAL CATÓLICA
1.PREÂMBULO
I. Conceito de teologia moral: A teologia moral é a exposição científica da atividade humana em relação ao nosso fim sobrenatural, conhecido pela razão e pela fé.
A diferença entre a teologia moral e a filosofia moral consiste em que esta se baseia na razão só e conhece unicamente o fim natural. A teologia dogmática trata das verdades reveladas sob o aspecto especulativo, ascética trata dos meios de chegar à perfeição. A mística tem por objeto as vias mais elevadas do conhecimento de Deus e da união com Deus. A pastoral é a ciência da direção das almas; o Diretório Canônico regula a vida externa da Igreja.
2.
II. Divisão: A teologia moral divide-se em três partes: princípios, mandamentos e sacramentos.
O tratado dos princípios trata das condições e qualidades gerais necessárias para que o ato seja idôneo para nos conduzir ao nosso fim sobrenatural. O tratado dos mandamentos dá as normas que o homem deve observar, para atingir este mesmo fim. O tratado enfim, dos sacramentos considera os meios da salvação instituídos por Deus para nos ajudar a conseguirmos nosso fim sobrenatural.

Nenhum comentário: