Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Basta com a incoerência!

Hoje acordei pensando em como é estranho a relação Igreja (paróquia que eu digo) e sociedade, ou se quiser, vida das pessoas. O padre fala bonito e explica bem os termos e faz uma manobra magistral com os temas das leituras da missa, mas fora daquele momento quase tudo o que faz ou fala não corresponde ao dito por ele na missa. A isto acho que chamam de incoerência fé-vida, mas diria que em alguns casos parece "esquizofrenia na fé". 


Ao mesmo tempo que se faz de tudo (chega a se gastar horrores!) para agradar as pessoas "no intuito de cativá-las",  se menospreza a importância das outras coisas que as pessoas esperam, realmente estão sedentas para obterem, mas não recebem... as vezes chega-se a escutar: ele que venha aqui, toda hora temos que ir lá... a Igreja tem que administrar, cuidar! Bom, é claro que não sou indiferente a esta dimensão que necessariamente tem que existir numa paróquia, mas e as outras dimensões? onde esta a "Igreja" (o padre e evangelizadores...)? Não faço esta pergunta para expressar meu descontentamento com a Igreja (que amo tanto!), mas com a "Igreja", ou melhor, a paróquia que se vê por aí!

Realmente acordei revoltado com tudo isto, porque sofre ao ver em algumas partes a Igreja Católica, tão mau atendida, ou prestando amu atendimento por parte de algumas pessoas.

Sou católico, amo a Igreja Católica Apostólica Romana, mas não sou Anjo ou santo, não sou obrigado ainda a morrer de amores a quem fere a Santa Igreja.


Até...

Nenhum comentário: