Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

domingo, 17 de maio de 2009

Necessidade da formação


Durante a tarde encontrei um senhor que me fez a seguinte pergunta: certo pastor disse-me que certos livros de nossa bíblia não são "canonizados". É verdade?

Mais do que depressa pensei: mais uma investida contra a Igreja! Mas depois ao pensar em como falar a este senhor, acabei sendo mais brando e disse: Este pastor esta equivocado. Todos os livros, tanto do Antigo como do Novo Testamento passaram pelo crivo de alguns critérios que ao longo do tempo foram examinado sua autenticidade. Ou seja, verificou-se muito bem sua veracidade tanto histórica quando sendo revelação divina ao homem.

Bom, ele saiu agradecendo-me, se me compreendeu não garanto, mas agradeceu porque precisa ouviu que sua bíblia da religião que seguia não estava "errada".

Depois este fato me fez pensar mais profundamente. Este senhor revela o quanto que católicos espalhados pelo mundo sentem necessidade (talvez inconsciente) de que se re-autentifique sua crença para não serem colocados num beco sem saída. Isto é compreensível, verificando as inumeráveis seitas religiosas e as muitas denominações que por aí existem e a falta de formação na fé de cada um (de fato este é o ponto mais profundo).

Viemos assim a falar da necessidade de formação de todos, indistintamente. Todos necessitam de formação. E diferencio esta Formação que necessariamente temos que ter da catequese de preparação aos sacramentos que recebemos. Esta formação merece ser bem elaborada visando a objetividade e clareza para ser apresentada a um grande grupo, onde encontramos pessoas de diversas níveis de conhecimento - a diversidade cognitiva.

Pax Christi.

Nenhum comentário: