quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arte na Itália: após mil anos, será exposta em Roma a Bíblia carolíngia



bibbia carolingiaUm aviso para todos os fiéis e os apaixonados por arte: querem admirar algo único? Marquem na agenda o dia 19 de abril: após mil anos, a partir das 19 horas será possível ver aBíblia carolíngia. É só passar o corredor da abadia de San Paolo fuori le Mura (rua Ostiense 186) e se dirigir no local onde esá guardado o Código único desejado por Carlo o Calvo em 866, para olhar a página da miniatura que abre as cartas de São Paulo.

Todo pretexto serve para destacar o ano paulino. E esta oportunidade não podia fugir à comunidade monástica beneditina que há 1300 anos cuida do túmulo do Apostolo dos gentios. O resto do manuscrito em pergaminho de 36 páginas será visto mediante um monitor na sala em frente. Foi doado pelo imperador na sua coroação, para o Papa João VIII. Durante toda a Idade Média, esta bíblia foi usada para juramentos de fidelidade pelos imperadores e pontífices.

A mostra, com entrada gratuita, encerra dia 29 de junho, dia das comemorações de São Pedro e São Paulo (junto com a aguardada visita do Papa Bento XVI à tumba de São Paulo). Para a inauguração, ao lado da tumba do Apostolo São Paulo acontecerá um concerto da Ensemble de música antiga “Giardini d’Orfeo” (entrada franca). Em julho, a abadia hospedará a estréia do espetáculo “Epistola Ultima” (música de Adriana Del Giudice, testos de Rosa Stipo), inspirado na figura do Apostolo, realizado pela Associação Mondi Vicini.

Nenhum comentário: