Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

XXIX Domingo do Tempo Comum - Lc 18, 1-8

Estimado Padre!
Queridos irmãos e irmãs!


Na leitura do Êxodo encontramos uma apresentação de que sem a oração não se obtêm a vitória. Moisés neste trecho é figura de que sem o auxilio pedido a Deus constantemente não somos capazes de vencer o mau que pode estar nos atacando...
Em harmonia a este tema temos a 2ª leitura que nos traz a importância de que, mesmo nas perseguições ou tribulações permaneçamos firmes e fiéis a missão que de Deus recebemos... devemos ter consciência de que teremos muitas dificuldades na vida, mas nunca devemos desanimar de anunciar o Amor e a Misericórdia de Deus revelada em Jesus Cristo... por isso diz: proclama a palavra, insiste oportuna e importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina.
No evangelho encontramos Jesus contando uma parábola para aplicar uma mensagem divina sobre a oração. Diz o evangelho no início que Jesus contou uma parábola para ensinar sobre a necessidade de orar com persistência.
Este texto segue ao ao discurso escatológico de Jesus sobre a vinda gloriosa do Filho do Homem (Lc 17, 33). É seguindo esta idéia que a parábola deve ser entendida. Neste tempo em que este Evangelho de Lucas é escrito, há perseguições aos cristãos, por parte dos judeus e dos romanos, ou seja, a hostilidade às comunidades cristãs é muito grande no final do século I. É por isso que os cristãos estão desanimados e anseiam logo pela vinda gloriosa de Jesus – a segunda vinda – para haver uma definitiva intervenção de Deus na história para derrotar os maus e salvar o seu povo.
Tendo isto, podemos pensar no que Jesus nos conta: se um juiz prepotente e insensível é capaz de resolver o problema da viúva por causa da sua insistência, Deus que não é igual a este juiz, não iria escutar os seus filhos que clamam a Ele dia e noite? É evidente que, se até um juiz insensível acaba por fazer justiça a quem lhe pede com insistência, com muito mais motivo Deus estará atento às súplicas dos seus filhos.
A necessidade da oração é clara para nós, através dela é que dialogamos com Deus, deixando de lado aquela imagem de um Deus indiferente a mim, que não olha para mim. Dialogo com Ele para expressar-lhe meu louvor, minha ação de graças, mas ainda para suplicar-lhe o seu perdão e sua assistência em nossa vida. A oração tem esta dimensão de súplica pelas minhas necessidades e as dos outros. Mas muitas vezes não pensamos que Deus não nos escuta? Porque Ele não nos atende?
A oração não é uma fórmula mágica e automática para levar Deus a fazer-nos as “vontadinhas”... muitas vezes, Deus terá as suas razões para não dar muita importância àquilo que lhe pedimos: às vezes pedimos a Deus coisas que compete a nós conseguir – por exemplo, passar nas provas – outras vezes, pedimos coisas que nos parecem boas, mas que a médio prazo podem roubar-nos a felicidade; outras vezes, ainda, pedimos coisas que são boas para nós, mas que implicam sofrimento e injustiça para os outros... É preciso termos consciência disto, e quando parece que Deus não nos ouve, perguntemos a nós mesmos se os nossos pedidos fazem sentido, à luz da lógica de Deus.
Portanto, Jesus nos convida a pensar melhor sobre a nossa oração, o que fazemos dela. Ela é canal fundamental do nosso encontro com Deus e contato com Ele, sendo através dela que devemos suplicar o seu auxílio, pois, sem ele não conseguiremos cumprir fielmente seu caminho.

Nenhum comentário: